Notícia

Programa SUSCOM+

segunda, 18 de março de 2019

No dia 14 de Março representantes da ACETIS participaram da reunião comunitária do PROGRAMA SUSCOM+.

Veja abaixo o resumo do que aconteceu na reunião.

 

TERMO DE COMPROMISSO COM A SAÚDE DE TIJUCAS DO SUL É FIRMADO NO PROGRAMA SUSCOM+

Na manhã de ontem, 14 de março, aconteceu a reunião comunitária do “Programa SUSCOM+, participação da Comunidade na Construção da Atenção Básica do SUS” uma inciativa do Ministério Público do Paraná através da Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais e do Centro de Apoio Operacional das promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, com apoio da Prefeitura de Tijucas do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde.
O encontro teve como propósito ouvir a percepção da saúde da comunidade, debater o direto à saúde e eleger a prioridade que mais atenda suas necessidades coletivas para inclusão em um termo de compromisso, firmado entre Município, Estado e Ministério Público.
Estiveram presentes no evento prefeito César Matucheski, a Promotora de Justiça da Comarca de São José dos Pinhais, Silvia Galesi Campelo, Procurador de Justiça e Cordenador do Centro de Apoio Operacional dos Promotorias de Proteção à Saúde Pública, Marco Antônio Teixeira; Carolina Chiamulera, Promotora de Justiça com atribuições no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública; secretária de saúde de Tijucas do Sul Francilene Santos; representando a Secretaria de Estado de Saúde: Andreia Perry e José Dissenha; a presidente do Conselho Municipal de Saúde Marli Catarina Vieira Carvalho da Rocha; presidente da Câmara Municipal de Vereadores José Antônio dos Santos; diretora geral do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – COMESP Daniela França Cavalcanti e o médico da COMESP Darci Braga, secretário de saúde de São José dos Pinhais Giovani de Souza; Simone Peruzzo do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná COREN-PR; médico José Antônio Ferreira Martins do Conselho Regional de Medicina, secretários municipais, vereadores, funcionários públicos o e comunidade em geral.
No primeiro momento do encontro, Marco Teixeira explanou aos presentes alguns dados da saúde de Tijucas do Sul, explicou sobre o Programa SUSCOM+ e como se daria a eleição do que deve ser priorizado no S.U.S no Município. Silvia Galesi conduziu as manifestações orais dos presentes, os quais puderam dar suas opiniões e sugestões acerta do S.U.S de Tijucas do Sul. 
Cerca de 100 presentes puderam se manifestar e grande parte deles fizeram uso da palavra durante a assembleia ou fizeram suas manifestações através de formulário escrito. Vários pontos foram abordados pela comunidade, entre eles: sistema de agendamento de consulta, condições de atendimento, condições das instalações, falta de informação quanto as rotinas de atendimento, a importância da parceria entre Tijucas do Sul e São José dos Pinhais, etc.
O prefeito César Matucheski teve a oportunidade de esclarecer alguns desses pontos relevantes para prestação do serviço de saúde no município. “Essa reunião comunitária foi de grande importância para trazer o Ministério Público para perto da população e da gestão municipal, para que juntos possamos ver quais as necessidades e trabalharmos juntos para resolvê-las”, comentou o prefeito César.
Após colhidas as manifestações, a equipe do Ministério Público as examinou chegando aos três pontos mais citados pela assembleia para serem votados como prioridade, sendo: 1) Falta de médicos nas seguintes especialidades: clínica geral, pediatria, obstetrícia e psiquiatria. 2) Qualidade na Atenção Básica e 3) Medicamentos. A opção mais votada que foi incluída no Termo de Compromisso foi a falta de médicos nas especialidades: clínica geral, pediatria e obstetrícia, uma vez que a especialidade psiquiatria não faz parte do rol dos municípios, mas do estado.
No Termo de Compromisso ficou formalizado a prioridade para a atuação da gestão local na construção da atenção básica, sendo que o município se comprometeu a promover junto ao COMESP a contratação de médico ginecologista e preencher o quadro de médicos clínicos para atuação nas duas equipes do ESF. A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, por intermédio da 2ª Regional de Saúde, comprometeu-se a concorrer para o provimento de médicos para o município e auxiliar tecnicamente. O COMESP comprometeu-se a concorrer para o atendimento para a especialidade de Ginecologia.
Ficou acordado, ainda, que será realizada uma nova reunião comunitária (ou ato equivalente), em data a ser definida, para a prestação de contas dos compromissos assumidos no evento, a apresentação dos resultados das atuações firmadas e para ouvir novamente a comunidade

Fonte: https://www.facebook.com/PrefeituraTijucasdoSul/posts/2788912151120784?__tn__=K-R